sexta-feira, 17 de junho de 2011

projeto A biblioteca vai à praça

E.M. DE E.I.F. PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES
DIRETORA: REGINA SALOMÃO


PROJETO DE LEITURA


TEMA: A Biblioteca Vai à Praça


Ivone Lobato Bentes



Belém-Pará
2011



Mentora do projeto: Profª. Ivone Lobato Bentes

EQUIPE COORDENADORA:
IVONE BENTES

RAIMUNDA BARBOSA


Equipe cooperadora:

ADMINISTRATIVO;
DOCENTES;
PAIS.


Justificativa

O mundo contemporâneo tem exigido do ser humano uma corrida incessante em busca de competências e habilidades para tentar garantir o seu progresso científico, tecnológico e informatizado. Em decorrência desse fato, a maioria das pessoas, persuadida pela linguagem do mercado consumidor e também convencida de que precisa trabalhar para conquistar seu espaço no referido mundo, encontra-se impossibilitada de exercitar o hábito da leitura, viajando pelas páginas das grandes obras literárias e, ás vezes nem mesmo, pelas das não literárias.
Diante desse cenário, os professores lotados nas bibliotecas escolares encontram-se em grande inquietação, pois precisam, de alguma forma, encontrar alternativas que possam minimizar esse grande “prejuízo” cultural por que passa as suas comunidades intra e extraescolares.
Contudo, tais professores têm em suas mãos um material riquíssimo o qual pode ser a alternativa para minimizar esse prejuízo: trata-se, portanto, da implantação de ações cujos recursos metodológicos se evidenciem por meio das múltiplas linguagens como, por exemplo, artes poética, cênica, musical, plástica, entre outras, por meio das quais, os alunos podem ser estimulados a ler as obras e,com isso, influenciar suas famílias a despertar também o hábito da leitura.
O Projeto A Biblioteca Vai à Praça é uma típica representação dessa alternativa, mentalizado pela professora Ivone Lobato Bentes, para, por meio do alunado da escola Municipal Francisco da Silva Nunes, contribuir para o despertar desse interesse não só da comunidade escolar, mas também da do seu entorno.
Esse projeto que se materializa uma vez ao ano desde 2009 em uma da praças da cidade de Belém, é, portanto, a mostra de todas as possíveis ações de leituras, propostas às comunidades, mencionadas acima, por apresentarem inúmeras dificuldades não só no que concerne a compreensão, mas principalmente no interesse da e pela leitura. Daí, a utilização de todas as artes, entre elas, a da palavra, do corpo, da voz, da escultura, da pintura, funcionando, nessas ações, como instrumentos de leitura, de prazer, de cultura e de lazer.

Objetivo Geral
A Biblioteca Vai à Praça tem com objetivo geral mostrar o resultado de todas as ações de múltiplas leituras desenvolvidas durante o ano pela Biblioteca Monteiro Lobato para a comunidade do entorno e para os transeuntes que trafegam pelas praças de Belém, bem como sensibilizar esse público para a conscientização do conteúdo temático político-filosófico e social proposto pelos segmentos da escola a cada ano; e, ainda, desperta-los para hábito da leitura em múltiplas linguagens.

Objetivos específicos
  • informa-se dos processos de leitura propostos pela biblioteca Monteiro Lobato;
  • interagir com as obras lidas e vividas no cotidiano escolar;
  • socializar os conteúdos trazidos pelas obras literárias com outros públicos;
  • perceber o pensamento filosófico, historicossocial e político da escolar;
  • compreender a temática geral e específicas por meio das múltiplas linguagens.
  • inebriar-se pelas formas artísticas pelas quais são trabalhadas as obras literárias e não literárias.
Metodologia

Para que os objetivos desse projeto sejam alcançados, precisa-se implementar as seguintes estratégias:
  • Preparação do projeto maior da escola na semana pedagógica no qual deve está inserido o dia e mês da execução do projeto A Biblioteca vai à praça;
  • Registrados em todas as formas de linguagens, inclusive na arte cênica;
  • Reunião com todos os coordenadores para elaboração do planejamento, incluindo a escolha da praça onde vai ocorrer o evento, o período, as atividades que irão ser mostradas, os materiais que irão ser precisos, as pessoas para quem serão enviadas ofícios seja para concessão de benefícios, seja para doação de matérias, etc;
  • Prepara de ofícios;
  • Entrega de ofícios;
  • Compras de materiais;
  • Prepara de faixas e cartazes com os temas para cada ação;
  • Preparação da programação do evento
  • Escolha da equipe que irá coordenar cada ação no dia do evento;
  • Divulgação nas comunidades intra e extraescolres.

Atividades:

Nos stands:Dinâmicas de Leituras:
  • Poesias: A arte de inebriar a vida.
  • Monteiro Lobato: A voz do público infantil na construção da real cidadania.
  • Brincadeiras infantis: Quero brincar, professora?
  • Jornal e Fábulas: Uma intertextualidade perfeito.
  • Contação de Histórias: a arte de desvendar o imaginário;
  • pinturas e desenhos.
  • A arte da leitura no mundo digital
Representações artísticas:
  • Peças de teatro;
  • Arte musical;
  • Declamação poético pelos alunos e por autores convidados.
Outras:
sorteios de brindes


Meta

Pretende-se com esse projeto conseguir a participação interativa de pelo menos 75% das comunidades escolar e extraescolares.
Recursos Humanos:

toda a comunidade escolar;
Secretaria Municipal de Belém- SISMUB e Outros.

Recursos materiais:
  • Praça pública ou privada;
  • banheiro;
  • tendas;
  • aparelho de som;
  • microfones;
  • estantes;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • obras literária e não literárias;
  • computador
  • roupas para os personagens;
  • água mineral;
  • copos descartáveis;
  • e outros para confecções de materiais.
Avaliação
Participação
interesse
produções escritas, oral e artísticas.

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